LANÇAMENTO - Editora Perspectiva
A Editora Perspectiva lança uma preciosidade para os artistas de teatro no Brasil, vale a pena divulgar e conferir. - Karina Yamamoto
HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO: VOLUME I
DA ORIGENS AO TEATRO PROFISSIONAL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
João Roberto Faria (direção)
TEATRO
Livros sem coleção
ISBN 9788527309462
504 páginas
898 gramas
18x25,5 cm
R$ 95,00
Com este primeiro volume da História do Teatro Brasileiro, vai chegando
a termo um projeto longamente acalentado pela editora Perspectiva, o
qual, a partir de 2002, começou a ser concretizado, sob a direção de
João Roberto Faria, com a participação de um corpo de colaboradores de
notória competência teórica e crítica e ora coeditado pelas Edições
SESC-SP. Trata-se, pois, de uma obra coletiva; e nem poderia ser
diferente dada a amplitude, diversidade e profundidade que o movimento
teatral e os trabalhos em arte dramática assumiram em nosso país como
efetiva resposta do que ocorre internacionalmente nesse domínio. E, pelo
que se poderá ler neste tomo, ver-se-á, queremos crer, que ele reúne
não só o saber e a pesquisa dos autores participantes como, no conjunto,
uma concepção historiográfica que, sem atribuir peso
descabido à sua novidade, traduz os debates, os pontos de vista e os
reclamos dos processos artísticos, sociais e culturais ora em curso nos
palcos nacionais sob as luzes eletrônicas e globalizadas da atualidade
cênica. Não será, portanto, pretensão afirmar que uma súmula dessa
natureza, de há muito desejada pela crítica e pelos estudiosos do teatro
na universidade, na imprensa e, mais que todos, pelos que praticam
diuturnamente a arte da representação clássica ou performática,
encontra-se agora à disposição do público leitor.
Atento às várias épocas e modos de realizar a arte teatral no Brasil,
este primeiro volume, Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira
Metade do Século XX, considera e avalia as suas inter-relações e
diferenças. O teatro jesuítico, por exemplo, requer uma abordagem
diacrônica, voltada mais para um trabalho arqueológico, em virtude da
escassez documental e textual em que está envolvido esse fazer teatral,
muito embora as páginas a ele dedicadas tenham recebido o sopro de uma
tentativa de captar sua realidade enquanto expressão de uma arte que só
se materializa por sua vida no aqui e agora. Assim sendo, relevam não só
os aspectos ligados ao escrito dramatúrgico, como tudo o que ele
envolvia para expor-se e comunicar-se com seu espectador, num movimento
de captura do processo vivo das primeiras manifestações teatrais no
Brasil Colônia.
Subsequentemente, o mesmo propósito e os mesmos instrumentos de
abordagem estendem-se aos desdobramentos anteriores do teatro em cena
até meados do século XX, quando o “teatrão”, embora conservando
espetáculos e artistas de vitalidade convincente, é questionado por
novas propostas com atrevimentos da vanguarda e embasamento nas
realidades socioculturais de novas formas da existência coletiva. É
claro que esse percurso diacrônico propõe, desde logo, um enfoque mais
centrado no exame crítico e teórico sincrônico dos problemas constantes
na ordem do dia do teatro contemporâneo – é o que faz Do Modernismo às
Tendências Contemporâneas, o segundo volume desta História do Teatro
Brasileiro.
[J. GUINSBURG]
Colaboradores do Volume
Alessandra Vannucci * Angela Reis * Claudia Braga * Daniel Marques *
Décio de Almeida Prado (1917-2000) * Elizabeth R. Azevedo * Fernando
Antonio Mencarelli * Flávio Aguiar * Francisco José Pereira das Neves
Vieira * Ivete Susana Kist * João Roberto Faria * Luiz Fernando Ramos *
Maria Helena Werneck * Marta Morais da Costa * Neyde Veneziano * Níobe
Abreu Peixoto * Rubens José Souza Brito * Tania Brandão * Vilma Arêas *
Walter Lima Torres Neto
Sumário
NOTA EDITORIAL [J. Guinsburg e João Roberto Faria] 11
O LOCUS DO SUJEITO [Danilo Santos de Miranda] 13
INTRODUÇÃO:
POR UMA NOVA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO [João Roberto Faria] 15
I. AS RAÍZES DO TEATRO BRASILEIRO
1. O Teatro Jesuítico [Décio de Almeida Prado] 21
2. Entreato Hispânico e Itálico [Décio de Almeida Prado] 38
3. A Herança Teatral Portuguesa [Décio de Almeida Prado] 52
II. O TEATRO ROMÂNTICO
1. O Advento do Romantismo [Décio de Almeida Prado] 67
2. A Tragédia e o Melodrama [Ivete Susana Kist] 75
3. O Drama [Elizabeth R. Azevedo] 94
4. A Comédia de Costumes [Vilma Arêas] 119
5. A Arte do Ator e o Espetáculo Teatral [Luiz Fernando Ramos] 137
III. O TEATRO REALISTA
1. A Dramaturgia Realista [João Roberto Faria] 159
2. Os Ensaiadores, os Intérpretes e o Espetáculo Teatral Realista [João Roberto Faria] 185
3. O Pensamento Crítico [João Roberto Faria] 201
IV. O TEATRO DE ENTRETENIMENTO E AS TENTATIVAS NATURALISTAS
1. O Teatro Cômico e Musicado:
Operetas, Mágicas, Revistas de Ano e Burletas [Rubens José Souza Brito] 219
2. A Continuação da Comédia de Costumes [Flávio Aguiar] 233
3. Artistas, Ensaiadores e Empresários:
O Ecletismo e as Companhias Musicais [Fernando Antonio Mencarelli] 253
4. Artistas Dramáticos Estrangeiros no Brasil [Alessandra Vannucci] 275
5. O Naturalismo: Dramaturgia e Encenações [João Roberto Faria] 296
V. O TEATRO NO PRÉ-MODERNISMO
1. A Permanência do Teatro Cômico e Musicado [Angela Reis e Daniel Marques] 321
2. Uma Dramaturgia Eclética [Marta Morais da Costa] 335
3. O Teatro Filodramático, Operário e Anarquista [Maria Thereza Vargas] 358
4. Iniciativas e Realizações Teatrais no Rio de Janeiro [Níobe Abreu Peixoto] 371
5. Artistas e Companhias Dramáticas Estrangeiras no Brasil
[Walter Lima Torres e Francisco José Vieira] 388
VI. O TEATRO PROFISSIONAL DOS ANOS DE 1920 AOS ANOS DE 1950
1. A Retomada da Comédia de Costumes [Claudia Braga] 403
2. A Dramaturgia [Maria Helena Werneck] 417
3. O Teatro de Revista [Neyde Veneziano] 436
4. Os Grandes Astros [Tania Brandão] 455
5. Os Ensaiadores e as Encenações [Walter Lima Torres] 479
Atenciosamente
Fernando Paiva
Editora Perspectiva
www.editoraperspectiva.com.br
http://twitter.com/editperspectiva
Vendo o que tem por aí... (Troca de olhares sobre a produção artística) Procuro tecer comentários sobre obras artísticas que visito, sempre a partir de três olhares: enquanto público, professora e artista. Aberto para pessoas que quiserem publicar, basta entrar em contato.
O livro do desassossego - Fernado Pessoa
"Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão."
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