O livro do desassossego - Fernado Pessoa

"Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão."

quarta-feira, 27 de junho de 2012

HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO: VOLUME I

LANÇAMENTO - Editora Perspectiva

A  Editora Perspectiva lança uma preciosidade para os artistas de teatro no Brasil, vale a pena divulgar e conferir. - Karina Yamamoto


HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO: VOLUME I
DA ORIGENS AO TEATRO PROFISSIONAL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

João Roberto Faria (direção)

TEATRO
Livros sem coleção
ISBN 9788527309462
504 páginas
898 gramas
18x25,5 cm
R$ 95,00

Com este primeiro volume da História do Teatro Brasileiro, vai chegando a termo um projeto longamente acalentado pela editora Perspectiva, o qual, a partir de 2002, começou a ser concretizado, sob a direção de João Roberto Faria, com a participação de um corpo de colaboradores de notória competência teórica e crítica e ora coeditado pelas Edições SESC-SP. Trata-se, pois, de uma obra coletiva; e nem poderia ser diferente dada a amplitude, diversidade e profundidade que o movimento teatral e os trabalhos em arte dramática assumiram em nosso país como efetiva resposta do que ocorre internacionalmente nesse domínio. E, pelo que se poderá ler neste tomo, ver-se-á, queremos crer, que ele reúne não só o saber e a pesquisa dos autores participantes como, no conjunto, uma concepção historiográfica que, sem atribuir peso descabido à sua novidade, traduz os debates, os pontos de vista e os reclamos dos processos artísticos, sociais e culturais ora em curso nos palcos nacionais sob as luzes eletrônicas e globalizadas da atualidade cênica. Não será, portanto, pretensão afirmar que uma súmula dessa natureza, de há muito desejada pela crítica e pelos estudiosos do teatro na universidade, na imprensa e, mais que todos, pelos que praticam diuturnamente a arte da representação clássica ou performática, encontra-se agora à disposição do público leitor.
Atento às várias épocas e modos de realizar a arte teatral no Brasil, este primeiro volume, Das Origens ao Teatro Profissional da Primeira Metade do Século XX, considera e avalia as suas inter-relações e diferenças. O teatro jesuítico, por exemplo, requer uma abordagem diacrônica, voltada mais para um trabalho arqueológico, em virtude da escassez documental e textual em que está envolvido esse fazer teatral, muito embora as páginas a ele dedicadas tenham recebido o sopro de uma tentativa de captar sua realidade enquanto expressão de uma arte que só se materializa por sua vida no aqui e agora. Assim sendo, relevam não só os aspectos ligados ao escrito dramatúrgico, como tudo o que ele envolvia para expor-se e comunicar-se com seu espectador, num movimento de captura do processo vivo das primeiras manifestações teatrais no Brasil Colônia. Subsequentemente, o mesmo propósito e os mesmos instrumentos de abordagem estendem-se aos desdobramentos anteriores do teatro em cena até meados do século XX, quando o “teatrão”, embora conservando espetáculos e artistas de vitalidade convincente, é questionado por novas propostas com atrevimentos da vanguarda e embasamento nas realidades socioculturais de novas formas da existência coletiva. É claro que esse percurso diacrônico propõe, desde logo, um enfoque mais centrado no exame crítico e teórico sincrônico dos problemas constantes na ordem do dia do teatro contemporâneo – é o que faz Do Modernismo às Tendências Contemporâneas, o segundo volume desta História do Teatro Brasileiro.
[J. GUINSBURG]


Colaboradores do Volume
Alessandra Vannucci * Angela Reis * Claudia Braga * Daniel Marques * Décio de Almeida Prado (1917-2000) * Elizabeth R. Azevedo * Fernando Antonio Mencarelli * Flávio Aguiar * Francisco José Pereira das Neves Vieira * Ivete Susana Kist * João Roberto Faria * Luiz Fernando Ramos * Maria Helena Werneck * Marta Morais da Costa * Neyde Veneziano * Níobe Abreu Peixoto * Rubens José Souza Brito * Tania Brandão * Vilma Arêas * Walter Lima Torres Neto

Sumário
NOTA EDITORIAL [J. Guinsburg e João Roberto Faria] 11
O LOCUS DO SUJEITO [Danilo Santos de Miranda] 13
INTRODUÇÃO:
    POR UMA NOVA HISTÓRIA DO TEATRO BRASILEIRO [João Roberto Faria] 15

I. AS RAÍZES DO TEATRO BRASILEIRO
1. O Teatro Jesuítico [Décio de Almeida Prado] 21
2. Entreato Hispânico e Itálico [Décio de Almeida Prado] 38
3. A Herança Teatral Portuguesa [Décio de Almeida Prado] 52

II. O TEATRO ROMÂNTICO
    1. O Advento do Romantismo [Décio de Almeida Prado] 67
    2. A Tragédia e o Melodrama [Ivete Susana Kist] 75
    3. O Drama [Elizabeth R. Azevedo] 94
    4. A Comédia de Costumes [Vilma Arêas] 119
    5. A Arte do Ator e o Espetáculo Teatral [Luiz Fernando Ramos] 137

III. O TEATRO REALISTA
    1. A Dramaturgia Realista [João Roberto Faria] 159
    2. Os Ensaiadores, os Intérpretes e o Espetáculo Teatral Realista [João Roberto Faria] 185
    3. O Pensamento Crítico [João Roberto Faria] 201

IV. O TEATRO DE ENTRETENIMENTO E AS TENTATIVAS NATURALISTAS
    1. O Teatro Cômico e Musicado:
    Operetas, Mágicas, Revistas de Ano e Burletas [Rubens José Souza Brito] 219
    2. A Continuação da Comédia de Costumes [Flávio Aguiar] 233
    3. Artistas, Ensaiadores e Empresários:
    O Ecletismo e as Companhias Musicais [Fernando Antonio Mencarelli] 253
    4. Artistas Dramáticos Estrangeiros no Brasil [Alessandra Vannucci] 275
    5. O Naturalismo: Dramaturgia e Encenações [João Roberto Faria] 296

V. O TEATRO NO PRÉ-MODERNISMO
    1. A Permanência do Teatro Cômico e Musicado [Angela Reis e Daniel Marques] 321
    2. Uma Dramaturgia Eclética [Marta Morais da Costa] 335
    3. O Teatro Filodramático, Operário e Anarquista [Maria Thereza Vargas] 358
    4. Iniciativas e Realizações Teatrais no Rio de Janeiro [Níobe Abreu Peixoto] 371
    5. Artistas e Companhias Dramáticas Estrangeiras no Brasil
    [Walter Lima Torres e Francisco José Vieira] 388

VI. O TEATRO PROFISSIONAL DOS ANOS DE 1920 AOS ANOS DE 1950
    1. A Retomada da Comédia de Costumes [Claudia Braga] 403
    2. A Dramaturgia [Maria Helena Werneck] 417
    3. O Teatro de Revista [Neyde Veneziano] 436
    4. Os Grandes Astros [Tania Brandão] 455
    5. Os Ensaiadores e as Encenações [Walter Lima Torres] 479



Atenciosamente
Fernando Paiva
Editora Perspectiva
www.editoraperspectiva.com.br
http://twitter.com/editperspectiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário