O livro do desassossego - Fernado Pessoa

"Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão."

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rebelião dos Anjos - Grupo Art&Fato da Idade

REBELIÃO DOS ANJOS
Texto: Edilberto Mendes
Direção, cenografia, figurino e música: Affonso Lobo
Elenco: Grupo Art&Fato da idade






     Contato para contratação do grupo com a produção: 

     Affonso Lobo, tel.11 6066 3270 e 1 9748 1629;
    
     affonsolobo@yahoo.com.br

 Foto: Karina Yamamoto

   


A encenação foi realizada na EMEF Des. Silvio Portugal onde leciono, representada para o período noturno - EJA, na noite de terça (12/06/12), dia dos namorados. É importante ressaltar esta data, pois o tema do espetáculo relaciona-se ao sexo, na verdade a proibição dessa ação por parte do rei da fictícia Terra da Fortuna. Por isso, vários pedidos são lançados a todos os santos possíveis e também aos anjos. Esses estão rebelados, pois desejam assemelhar-se aos humanos e ter o órgão genital. Várias situações acontecem até a resoluçao final do rei em permitir o sexo desde que se use presertivo, já que assim todos evitariam o mal ao qual tal decreto inicialmente tentava combater, a peste (AIDS).
  Todas essas peripécias foram representadas pelo grupo Art&Fato da Idade, repare no complemento: da Idade. O grupo é composto por "jovens senhoras" que ao chegar a escola estavam falantes e quase todas haviam se perdido no caminho, logo estavam perdidas. Tive a incumbência de receber o grupo (já que eu havia feito o convite) e essas "meninas" nem se importaram em me dar explicações sobre o espaço necessário, equipamentos... e sabe-se que uma escola pública geralmente não tem recursos grandes para eventos. Também senti-me perdida.
   Aguardei a chegada de Affonso Lobo, o diretor, e ele quando chegou achou tudo ótimo, bem preparado e começou a ajeitar o espaço da encenação. Continuei perdida. Observava-os em sua preparação, todos muito seguros e tranquilos e eu me desesperava, já que não havia conseguido estabalecer muito diálogo com os participantes. 
   Inicia-se a apresentação, as atrizes inicialmente falando baixo, o público semi-comportado com a casa lotada (cerca de 130 alunos). Aos poucos a platéia silencia, as vozes das atrizes crescem, a magia toma o espaço não apenas da cena, mas como de todo o pátio da escola: a magia começava a acontecer e isso me chocou pois aquelas "meninas de idade" conseguiam uma postura cênica que muitos atores de carreira ainda não descobriram - ou ao menos eu ainda não vi. Uma delas, que não escutava nada do que eu falava logo que chegaram, representava majestosamente uma figura masculina. 
   Ainda durante,  elas trataram em cena sobre assuntos tabus ainda na sociedade: o sexo livre, a aids, as drogas, o uso do preservativo, e ainda ao final convidaram um aluno para subir ao palco para demonstrar a maneira correta de usar a "camisinha". Assuntos esses que muitas vezes são falados aos sussurros até mesmo por alguns jovens, sendo claramente levantados por aquelas jovenzinhas.
   Ao final de tudo, como se diz: "no decorrido", os alunos estavam satisfeitos, eu também. É raro encontrarmos um grupo de teatro amador que faz juz ao termo e o engrandece com um trabalho de qualidade. As cenas são bem marcadas, executadas com clareza, o cenário é simples e claro, o figurino ambienta as atrizes e a cena, a sonoridade acontece conjunta, o grupo é coeso e coerente a sua proposta, a apresentação é rápida e direta. Acredito que este espetáculo contém diversas qualidades positivas para ser levado as escolas e serve como referencia de trabalho para professores de teatro, de arte. Recomendo a divulgação ampla deste espetáculo e deixo claro que o grupo é disposto a apresentar em todas as escolas, basta entrar em contato com o diretor. Vão conferir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário